Curitiba recebe Diálogos Contemporâneos entre os meses de outubro e novembro

- Atualizado às 21:01
Fabrício Carpinejar: mais de 20 prêmios literários, sendo duas vezes o Prêmio Jabuti
Fabrício Carpinejar: mais de 20 prêmios literários, sendo duas vezes o Prêmio Jabuti (Foto: Divulgação)

Curitiba recebe pela primeira vez o evento literário Diálogos Contemporâneos. A capela Santa Maria será o palco, de 18 de outubro a 30 de novembro, de uma série com dez conferências literárias e a presença de escritores renomados no país. A iniciativa, que deve movimentar a cena cultural da cidade, terá entrada franca e foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado Zeca Dirceu (PT/PR).  

Esta edição do projeto conta com a participação dos escritores Sergio Vaz, Xico Sá, Ignácio de Loyola Brandão, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Renato Janine Ribeiro, Mario Prata, Tereza Cruvinel, Fernando Morais e Mary Del Priori. Cada conferência terá duração de duas horas entre a exposição do palestrante e os debates com o público.

De acordo com Nilson Rodrigues, diretor geral do projeto, ao possibilitar a presença de renomados escritores na cidade e dar repercussão por meio dos mais diversos canais de comunicação, os Diálogos Contemporâneos oferecem ao público a oportunidade de participar de uma exposição e um diálogo, dando relevância à literatura brasileira e aos seus escritores e transforma Curitiba em um epicentro literário.

“O interesse pela leitura e a reflexão de temas que se relacionam com a história, o presente e o futuro do país dependem de diversos estímulos. Projetos culturais voltados ao livro e ao estímulo à leitura, que têm como base a literatura brasileira, são ferramentas que colaboram com o esforço que já é feito dentro da educação formal no sentido de estimular o interesse de crianças e jovens pelo que os escritores brasileiros produzem”, afirma Rodrigues.

A iniciativa é voltada para um público amplo, como estudantes, professores, intelectuais, artistas, trabalhadores da cultura, jornalistas, políticos ou gestores públicos, agentes de leituras e pessoas interessadas em ampliar e aprofundar temáticas e questões fundamentais da atualidade, tendo a oportunidade de participar e ver de perto grandes escritores brasileiros. O Projeto tem grande potencial de desdobramento ao despertar um forte interesse do público local por atividades literárias, já que todos os temas propostos estão associados a inúmeros desafios a serem enfrentados pela sociedade contemporânea.

Também serão disponibilizados livros para venda, assim como espaço para troca de livros e compra de outros autores de forma acessível. Todos os participantes que se identificarem na entrada do espaço cultural, e informarem o e-mail, receberão certificado da participação.  



Programação Curitiba

Sérgio Vaz
Segunda: 18/10/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Poeta e agitador cultural, autor de oito livros. Cofundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País.
A literatura que vem da periferia
Mediação: Yuri Al’hanat

Xico Sá
Terça: 19/10/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste. Participou dos programas de TV “Amor e Sexo” e “Saia Justa”. Autor de dezenas de livros, sua obra mais recente é “Crônicas para Ler em Qualquer Lugar”.
Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação
Mediação: Adriana Baggio


Ignácio de Loyola Brandão
Quarta: 03/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Cronista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de 45 livros, entre eles, “Zero”, “O Verde Violentou o Muro”, “Veia Bailarina” e “Não Verás País Nenhum”. Doutor Honoris Causa pela UNESP e Membro da Academia Brasileira de Letras.
Literatura, pestes, pandemias e distopias - ficção e realidade
Mediação: Luci Collin


Fabrício Carpinejar
Quinta: 04/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Escritor, cronista do jornal O Tempo e comentarista do programa de TV “Encontro com Fátima Bernardes”. Autor de 47 livros, recebeu mais de 20 prêmios literários, sendo duas vezes o Prêmio Jabuti.
Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação
Mediação: Luiz Felipe Leprevost

Elisa Lucinda
Segunda: 08/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Poeta, jornalista, escritora, cantora e atriz. Possui 19 livros publicados, dentre eles “Coleção Amigo Oculto” (infantojuvenil), “Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada” (romance) e “Livro do Avesso, o Pensamento de Edite” (poesia).
Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito
Mediação: Julie Fank


Renato Janine Ribeiro
Terça: 09/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Escritor e professor da USP. Ex-ministro da Educação. Autor, entre outros, de “A Sociedade Contra o Social” e “Ao Leitor sem Medo”. Atual presidente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo
Mediação: Caetano Galindo


Mario Prata
Segunda: 22/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Escritor, dramaturgo, jornalista e cronista. Em mais de 50 anos, escreveu 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, contos, roteiros e peças teatrais. Recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros.
O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens
Mediação: Luís Henrique Pellanda


Tereza Cruvinel
Terça: 23/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Jornalista e cronista, especializada em análise política, e nos últimos 40 anos atuou nos principais veículos de comunicação do país. Foi fundadora da EBC e da TV Brasil. É autora de Cristina Tavares - Perfil Parlamentar e coautora de Jornalismo Político - Ensaios.
Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera
Mediação: Allan Oliveira


Fernando Morais
Segunda: 29/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Jornalista e escritor, recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. É autor, entre outros livros, de ‘Olga’, ‘Chatô, o Rei do Brasil’, ‘Corações Sujos’, ‘A Ilha’ e ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’.
Guerras culturais - corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade
Mediação: Christian Schwartz

Mary Del Priore
Terça: 30/11/2021, 19h – Espaço Cultural Capela Santa Maria
Historiadora, pós-doutora pela EHESS (Paris, França). Autora de mais de 50 livros sobre a história do País, entre eles “Uma Breve História do Brasil”, “Histórias da Gente Brasileira” e “Histórias do Amor no Brasil” e “Sobreviventes e guerreiras - Uma breve história da mulher no brasil de 1500 a 2000”
A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Mediação: Nicole Lima



Sobre

O projeto Diálogos Contemporâneos

O evento literário Diálogos Contemporâneos é uma ação de promoção e fomento à cultura brasileira que colabora para o cumprimento da Lei 12.343/2010 do Plano Nacional da Cultura, especificamente nas metas de formação, fomento e livros lidos, com as seguintes metas:

Meta 18 - Aumento em 100% no total de pessoas qualificadas anualmente em cursos, oficinas, fóruns e seminários com conteúdo de gestão cultural, linguagens artísticas, patrimônio cultural e demais áreas da cultura;

Meta 19 - Aumento em 100% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento à pesquisa, formação, produção e difusão do conhecimento;

Meta 20 - Média de quatro livros lidos fora do aprendizado formal por ano, por cada brasileiro.  Após a palestra, o público poderá participar de uma sessão de autógrafos com os escritores. O acesso será livre, com acessibilidade para pessoas com deficiência e transmissão ao vivo pela internet com intérprete para a língua brasileira de sinais.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba