Curitiba inaugura museu dedicado a Tutankhamon com a presença do principal egiptólogo do mundo; veja fotos

- Atualizado às 16:34
Por - Marcos Anubis, especial Bem Paraná

Curitiba ganhou neste sábado (7) um novo museu totalmente dedicado a Tutankhamon, o faraó menino do Egito antigo. A inauguração do museu “Rei Menino de Ouro: Tutankhamon”, no complexo da Ordem Rosacruz AMORC, em Curitiba, contou com a presença do secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, o arqueólogo Zahi Hawass, a maior autoridade do mundo na história da civilização egípcia, parceiro na exposição em Curitiba.

O museu reúne 70 réplicas fiéis que retratam as peças originais que foram encontradas na tumba de Tutankhamon em 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter. As obras foram confeccionadas pelo laboratório do Conselho de Antiguidades do Egito, no Cairo, e reproduzem com realismo inclusive as falhas e imperfeições das peças originais.

O Laboratorio Rosso foi responsável por desenvolver os projetos museológico e museográfico, pelo design gráfico e pela criação dos materiais audiovisuais do novo museu. Entre eles, estão os vídeos de apresentação da exposição, os que abordam a época na qual Tutankhamon viveu, os que retratam alguns aspectos da vida do Faraó e os que mostram objetos que ele utilizou durante a vida.

A ideia dos organizadores é transportar o visitante para o período da história egípcia no qual Tutankhamon reinou. “Além do aspecto cultural, nós concebemos o museu para que ele fosse uma experiência. Do aroma distinto de cada seção até até as músicas, é tudo feito para que o público, além de aprender, também sinta a experiência da visita”, diz o Grande Mestre da Ordem Rosacruz, Hélio de Moraes e Marques.

Serviço

O quê: Museu Rei Menino de Ouro: Tutankhamon.
Onde: Ordem Rosacruz AMORC (Rua Nicarágua, 2620, Bacacheri).
Entrada: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada).
Horários:
De terça a sexta
Das 8h às 12h e das 13h às 17h30
Sábados
Das 10h às 17h
Domingos
Das 13h30 às 17h
Feriados
Das 10h às 17h

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba