Criaturas de pano contra os efeitos da Pandemia:conheça a história e o trabalho de Karen Tortato

Por - Barulho Curitiba

A designer Karen Tortato é do tempo em que “criativo” era quem que tinha criatividade, e não um cargo em alguma agência de publicidade. Sua inventividade já lhe ajudou a produzir uma infinidade de ilustrações, peças publicitárias, capas de livro, sites, blogs, exposições, performances musicais e de moda.

Já faz algum tempo que Karen não tem um emprego regular e agora com a pandemia o número de freelas caiu muito. Ruim para a saúde financeira e péssimo para o humor. 

Para driblar o perrengue, decidiu resgatar um de seus talentos que andava de lado desde 2016.  Karen botou pra funcionar a velha máquina de costura e, com ajuda de amigas, ganhou tecidos variados de algodão, tricoline, rendas, veludos, materiais de aviamentos como cordas, fios, material de bordado, tricô, fitas e botões. É o ressurgimento da “Karen Criaturas”, que produz bonecas e almofadas feitas manualmente sob encomenda.

“É uma atividade que me ajuda a relaxar e ajuda financeiramente nessa época sinistra.”  O cliente pode pedir a boneca que quiser, ou tema. As criaturas podem ser feitas a partir de fotos das pessoas. “Também produzo personagens de games, quadrinhos e desenhos animados, conforme o desejo da criança ou do adulto”, avisa Karen. 

As criações custam a partir de R$ 50, conforme a complexidade do personagem, e ficam prontas entre três e quatro dias.

Frida Kahlo - A história de Karen com a produção de bonecas começou em 2007. Ao lado de uma amiga, criava monstrinhos e personagens com histórias próprias desenvolvidas pelas duas. 

Viraram presentes e, depois de um curso para incrementar a técnica, passaram a fazer bonecas comercialmente e vendê-las através de um site e distribuição em alguns pontos comerciais. Produziam gatos, aranhas, bruxinhas e personagens incomuns. A parceria acabou, mas Karen continuou a fazer as bonecas. 

Um dia, recebeu um pedido para confeccionar uma miniatura da artista mexicana Frida Kahlo para um trabalho de colégio. Sucesso total. De 2012 a 2016, a réplica de pano da pintora mexicana virou o principal produto da “Karen Criaturas”, com centenas de pedidos e consequentemente outros personagens. Entre algumas das criações recentes de Karen estão Bob Dylan, Nina Simone,  o estilista Karl Lagerfeld, Billie Holiday, Edith Piaf, entre muitas outras figuras reais e irreais.

Serviço:

“Karen Criaturas” - bonecas e almofadas artesanais

Encomendas personalizadas

@karentortato (Instagram)

Celular (whats): 41 988736661

Facebook: https://www.facebook.com/Karen-Criaturas-526624660713504

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba