CoolabBici empresta bicicletas à comunidade da UFPR em Curitiba. Saiba como participar

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Rodrigo Justen Duarte/Arquivo UFPR)

Membros da comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem se inscrever até o dia 16 de abril no edital para empréstimos de bicicletas do sistema CoolabBici, em Curitiba. Os requisitos são o vínculo com a UFPR — ser servidor (técnico ou docente), terceirizado ou estudante –, ter 18 anos completos e preencher o formulário on-line (acesse neste link).

O propósito da ação é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte habitual. Segundo a organização, para participar não é necessário ter experiência em pedalar na rua, apenas que já saiba andar de bicicleta. O número de vagas é limitado.


Quem obter o empréstimo da bicicleta receberá suporte do programa, com orientações sobre regras básicas de segurança no trânsito e, se necessário, monitoria para traçar rotas mais seguras e com menos movimento, bem como para acompanhamento no trânsito.

Sobre o CoolabBici

O sistema colaborativo foi criado em 2018 por meio de uma parceria entre o projeto Ciclovida, da UFPR, a Bicicletaria Cultural, a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) e a comunidade Bike Anjo.

Na UFPR, o projeto de extensão “Sensibilização para o uso da bicicleta como meio de transporte na comunidade UFPR”, do Departamento de Design está vinculado ao Programa Ciclovida que, entre outros objetivos, pretende fazer da universidade um núcleo mobilizador para uma cultura de mobilidade urbana com ênfase no uso da bicicleta.

Uma das ações do projeto é a recuperação das bicicletas usadas que recebe por meio de doações.

Mais informações estão disponíveis na página do sistema no Instagram (@coolabbici.ufpr).

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba