‘Conserto para Dois’ revela versatilidade de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello juntos

(Foto: Divulgação)

Se interpretar um personagem em um musical é um desafio, imagine viver quatro ou cinco ao mesmo tempo?! É justamente isso que Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello vão fazer em “Conserto para Dois”. Na comédia musical, que estreia em outubro, em Uberlândia, cada um dos atores interpretará mais de um personagem. Ao todo, os dois de dividirão entre 12 personas para contar a história de amor e obsessão do famoso escrito de best-seller Ângelo Rinaldi (Jarbas) com a diva de cinema e celebridade internacional Luna de Palma (Claudia). O espetáculo é apresentado por Ministério da Cidadania e Bradesco Seguros

“Esse é um espetáculo muito difícil porque cada personagem tem uma partitura corporal e vocal. Eles são muito diferentes entre si. Claudia e Jarbas fazem a transição entre as personagens em questão de segundos. Como acontece em outras produções, eles também precisam aprender tudo ao mesmo tempo: o texto, a música, a coreografia, o tom de cada personagem. É um trabalho impressionante. Claudia e Jarbas conseguem fazer algo assim porque têm uma consciência corporal muito grande”, explica a coreógrafa Kátia Barros.
Além de coreógrafa, Kátia é a codiretora do espetáculo. A direção fica por conta de Jarbas. “O papel da Kátia é muito importante. Ela acaba sendo meus olhos quando estamos nos ensaios (risos). É até engraçado porque às vezes estamos ensaiando e me chama: ‘Jarbas, preciso que você olhe daqui’. Isso faz muita diferença porque ela me chama para eu ver a cena de um outro ângulo. Isso me dá uma outra perspectiva sobre como estamos fazendo e o que poderia ser diferente”, conta Jarbas.

Claudia também assume um papel nos bastidores. É ela a produtora do espetáculo, que visitará oito cidades brasileiras até dezembro. “Nossa ideia, desde o início, era fazer uma produção que pudéssemos levar em turnê. Muitos dos nossos espetáculos não consegue viajar por causa da estrutura e do número de profissionais envolvidos nas produções. Apesar do número reduzido de pessoas trabalhando diretamente no espetáculo (13) trata-se de uma grande produção. Dessa vez, tudo foi pensado desde o início para ser adaptado para os palcos das cidades em que nos apresentaremos. O público de Uberlândia verá o mesmo ‘Conserto para Dois’ que o público das outras cidades que visitaremos. É a realização de um sonho fazer algo assim”.
A ação acontece no cruzeiro de luxo Sinfonia dos Mares, onde Rinaldi embarca rumo à Antártida para uma viagem de 30 dias. Com um bloqueio criativo, ele quer esquecer o conturbado fim de seu casamento com sua musa inspiradora. Ele só não podia imaginar que daria de cara justamente com a ex. Luna embarca no mesmo navio seguindo o conselho de sua mãe, Dona Socorro (Jarbas), para fugir do marido. Nestor (Claudia), seu secretário particular, embarca junto nesta aventura.

“Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, conta Anna Toledo, autora do texto do espetáculo.
Anna assina o texto e as músicas que compõem o espetáculo. Neste quesito, foram muitas mensagens de áudio com melodia trocadas entre Anna, o diretor musical, Tony Lucchesi e Thiago Gimenes, responsáveis pelas canções de “Conserto para Dois”. O trabalho incansável do trio foi necessário para fazer com que as músicas estivessem dentro da narrativa. Afinal, em um musical, a canção também conta a história, leva a trama a novos lugares.

“Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Experimentamos muitas coisas nos ensaios. E ainda temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que estamos desenvolvendo. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem muito humor para as canções”, derrete-se Tony.

Serviço
‘Conserto para Dois’
Quando: 15 e 16 de novembro de 2019, às 21 horas
Onde: Teatro Positivo (03 sessões);
Quanto: R$ 37,5 R$ 50 as: www.diskingressos.com.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba