Conheça 4 ONGs veganas com sede em Curitiba

- Atualizado às 20:21
Por - Maitê Ritz

As ONGs de proteção aos animais incentivam a adoção de políticas e escolhas alimentares que não utilizem de nenhuma crueldade ou exploração animal. Na cidade de Curitiba, que ficou conhecida como a capital vegana brasileira, acontecem diversos projetos e intervenções relacionadas a esse movimento. Aqui vai uma lista de algumas delas.

 

MERCY FOR ANIMALS

 

A MFA é uma organização que se dedica a combater a crueldade e exploração contra os animais, promovendo a ética e a compaixão, incentivando a adoção de políticas que influenciem a alimentação e o estilo de vida. Eles estão presentes em Curitiba desde junho de 2016, já possuem mais de 60 voluntários ativos e acreditam que se trabalharmos juntos para elevar os valores éticos e morais da humanidade, o mundo livre de crueldade é possível.

 

Conversamos com o Gabriel, Organizador da Mercy For Animals em Curitiba, e eles no contou um pouco de como é o trabalho deles por aqui. ‘’ O público curitibano - e em geral de todo o Brasil - é bastante receptivo ao nosso trabalho. A MFA utiliza uma abordagem inclusiva e acolhedora, provendo informação para as pessoas refletirem sobre o sofrimento animal envolvido na alimentação.’’ diz Gabriel.

 

A atuação da ONG conta com participantes dos 18 aos 60 anos, e dentro de um mês eles irão expandir a oportunidade de participação também para menores. Eles também distribuem gratuitamente centenas de milhares de materiais pró-vegetarianismo gratuitos em Curitiba, assim todas as pessoas poderão dar um passo a mais, e ajudar a combater a crueldade contra os animais.
Para ajudar, você pode realizar uma doação pela página do Facebook https://mercyforanimals.org.br/doar ou se voluntariar através do site 
https://mercyforanimals.org.br/voluntariado-regional .

 

ANONYMOUS FOR THE VOICELESS 

 

A Anonymous For The Voiceless foi fundada em abril de 2016 na Austrália, e luta pelos direitos dos animais e é especialista em ativismo de rua. Eles já organizaram mais de 3996 demonstrações de rua em mais de 600 cidades ao redor do mundo, convencendo as pessoas a levar o veganismo a sério.  A Ong se estabeleceu em Curitiba no final de dezembro de 2017, e iniciou atividades em fevereiro, e já está com quase 150 membros, assim como já organizaram várias intervenções pela cidade que foram bem recebidas pelo público. 

 

A representante da ONG em Curitiba, Anna Krassuski, nos contou um pouco sobre a recepção, ação e como não há idade certa para adentrar no universo vegano. “Temos participantes que já são aposentados, famílias, veganos há décadas, ou mesmo pessoas que ainda estão fazendo a transição. Temos uma jovem de 11 anos, que participa das ações, fazendo abordagem e conversando com os adultos. É muito inspirador ver pessoas tão jovens engajadas com a luta pela libertação animal.’’, comentou Anna.

 

Perguntamos a ela também qual seria a melhor forma de ajudar.
‘’A principal forma de contribuir é se tornar vegano, a segunda forma seria se juntando à ong, e ajudando a promover a mensagem’’ afirma Krassuski. A ONG tem um grupo no Facebbok, onde você pode solicitar entrada, é por lá que eles organizam as ações. Eles também aceitam contribuição financeira para custear os materiais usados nas ações.

 

Link do Grupo do Facebook: bit.ly/avcuritiba
Doações podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/vakinhaav
Site Internacional da Organização: https://www.anonymousforthevoiceless.org/
 

 

SVB- SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA 

 

A SVB é uma sociedade sem fins lucrativos, organizada em âmbito nacional, que trabalha para que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde humana, dos animais e do planeta. Eles atuam em Curitiba desde 2006, e visam promover o vegetarianismo em todos os seus aspectos e cooperação com organizações de âmbito local, regional, nacional e internacional. Eles organizaram o movimento dos Outdoors espalhados por Curitiba, com o slogan ‘’Se você ama um por que come o outro?’’ que causou certa polêmica em 2014. Ricardo, presidente da SVB em Curitiba, disse ao Barulho Curitiba, que a abordagem da organização faz com que o crescimento pela procura seja constante e a realização dos objetivos sejam bem recebidas pelo público, que é formado por uma diversidade etária muito grande.
Para colaborar, você pode filiar-se à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), doar para um projeto em particular, como a campanha Se Você Ama Um, ou até se inscrever na lista de discussão para compartilhar e debater informações gerais sobre vegetarianismo.
Tudo pelo site: http://curitiba.svb.org.br/index.php/colabore 

 

SEA SHEPERD

 

O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar integra a Sea Shepherd Conservation Society, baseada nos Estados Unidos que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul, foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace. Hoje, ela é considerada a ONG de proteção dos mares mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o planeta.
Aqui em Curitiba, eles possuem um grupo que já realizou diversas ações em prol dos animais marinhos. Em 2017, eles se reuniram com alunos da UFPR e limparam diversas praias de Caiobá e Matinhos. Para se voluntariar basta entrar no site oficial ( http://seashepherd.org.br/voluntariado/) 
 
 


 

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba