Comida di Buteco anuncia vencedores da edição 2022 em Curitiba

Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa/Comida di Buteco)

Curitiba tem um novo (e já conhecido) campeão. O Schnaps Bar foi eleito na noite de terça-feira (24) o melhor buteco da capital paranaense na sétima edição do concurso Comida di Buteco. Essa foi a terceira vez que o bar, localizado no Vista Alegre e comandado pelas irmãs Silmara e Denise, conquistou o lugar mais algo do podium. Eles também já ganharam o 1º lugar nos anos de 2018 e 2019.

O tira-gosto do Schnaps era o Porcalho - Iscas de porco ao molho de queijos, salpicado com queijo coalho e acompanhado de pão de alho, tomate confit e geleia de pimenta. Bolinho de arroz com parmesão e surpresinha de banana da terra com doce de leite, açúcar e canela. Eles agora disputam o título de melhor buteco do Brasil na eleição nacional.

“É muito emocionante ter de volta a faixa de campeão para a nossa casa. Nos esforçamos muito e o significado de vencer neste ano, de retomada, de sobrevivência dos butecos, é realmente muito especial. Estamos muito felizes. Obrigada a todos”, disse Silmara Grandal.

A premiação ainda coroou o campeão de 2021, Armazém do Espetinho, que dessa vez ficou em 3º lugar, e o estreante Trieste que ficou em 2º lugar. O petisco do vice-campeão foi a – Rabadina (Rabada Triestina): Polenta frita em formato quadrado servida com rabada e queijo mussarela. Acompanha docinho de abóbora de boteco.

O petisco do Armazém do Espetinho era o “De Comer Rezando”: Espetinho xixo (carne, cebola, pimentão, bacon) regado ao molho madeira. Acompanha purê de mandioca. Segundo Eliane Martins, que comenda o buteco ao lado do seu marido Gil, foram servidas ao longo do concurso mais de 600 porções.

Como foi o Comida di Buteco 2022

A sétima edição do Comida di Buteco aconteceu em Curitiba de 08 de abril a 1º de maio e envolveu 31 bares participantes. Durante esse período clientes puderam ir até os participantes, provar os tira-gostos concorrentes e votar em quatro categorias para eleger o melhor da cidade: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o petisco. Além da população, um grupo de jurados também avaliou os concorrentes. Cada um tinha 50% dos votos que gerou a nota final dos 31 bares.

“Curitiba é uma das cidades mais engajadas com o Comida di Buteco. Mais uma vez tivemos a participação da população em peso e foi muito importante para a retomada dos bares neste período tão complicado de retomada da economia”, comentou Filipe Pereira organizador do concurso. Para 2023, Pereira adianta que o concurso trará um tema para a criação do tira-gosto e mais bares participantes.

Em Curitiba os bares que participaram do concurso 2022 foram: Anita Restaurante e Petiscaria, Armazém do Alemão, Armazém do Espetinho, Baba Salim, Bar do Edmundo, Bar do Tatu, Bar do Giraldi, Bar Quintal Maria Flor, BarNella, Bek’s Bar, Boteco de Sampa, Cabana Bar & Petiscaria, Casa Velha, Clássico Music Pub, Dom Rodrigo, Gordo & Magro, Ite’s Bar, Jacobina, Jambu Bar Jardim, Nosso Boteco, O Portão, Obrzut, Paraguassu, Petiscaria Germânia, Pick Nick Bar, Puinas Bar, Schnaps Bar, Trieste Bar e Petiscaria, Vallentina, Velhas Caveiras e Zezito’s.

Etapa Nacional – Com o fim da etapa regional, o Comida di Buteco passa para uma segunda fase: eleger o melhor do Brasil. Após a finalização das premiações em todas as cidades participantes, um comitê de jurados vai viajar pelo Brasil e conhecer todos os vencedores. Cada bar vai receber três jurados: um da sua cidade e dois de outros lugares do Brasil. O resultado será divulgado dia 6 de julho.

 Atualmente são 21 circuitos em mais de 40 cidades. Do estado de Minas Gerais (berço do concurso): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Araguari, Poços de Caldas, Vale do Aço – Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. De São Paulo: São Paulo capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, MIrassol. Do Rio de Janeiro: Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Do Nordeste do Brasil: Salvador (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE). Da região Norte: Belém e Ananindeua (PA), Manaus (AM), Da região sul: Florianópolis (SC), Porto Alegre e Canoas (RS) e Curitiba (PR). E da região Centro-Oeste: Brasília, Guará, Águas Claras, Taguatinga (DF), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO).   

 O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Cerveja oficial: Eisenbahn

Apresentador: Piraquê

Patrocínio: Seara, McCain

Banco Oficial: Santander/Getnet

Promoção: RPC TV

Apoiadores: Incrível, Heinz, Reserva 51, Zero Cal, Chandon, Engov After

Apoiadores institucionais: Abrasel, Germer, Paraná Turismo, Mise Food Lab, Clube Gazeta do Povo, Dickies, Santanense, Prefeitura de Curitiba/ Instituto Municipal de Turismo, Gran Mercure

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba