Com cortes, UFPR teve que 'encolher' eventos, como Festival de Inverno e Feira de Profissões

- Atualizado às 00:49
Por - Redação Barulho Curitiba com UFPR
(Foto: Marcos Solivan)


Diante do atual cenário orçamentário, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem contado com a colaboração de diversos parceiros externos para manter seu calendário de eventos institucionais do segundo semestre de 2019. Enxugar programações, encurtar a duração dos eventos e recorrer ao patrocínio de instituições e ao apoio da comunidade são medidas que tornaram viável a preservação desses compromissos. As mudanças têm como objetivo principal a redução de custos necessária para a manutenção dos eventos frente ao bloqueio de recursos do orçamento discricionário da universidade, ocorrido no fim de abril. O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, afirma que a manutenção dos eventos, mesmo que em formatos bem menores, foi considerada relevante devido à função desempenhada por eles.

Festival de Inverno

Extremamente tradicional, o Festival de Inverno da UFPR movimenta a cidade de Antonina há 28 edições. Em 2019, o 29º Festival será mais curto, mas levará oficinas, atividades de rua, praça de lazer para crianças e espetáculos durante os quatro dias de realização. A coordenadoria de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) empenhou um conjunto de esforços para dar continuidade a esse evento mesmo com os cortes orçamentários.

Claudia Madruga, coordenadora de cultura, conta que, este ano, o evento só será possível devido à participação de novos patrocinadores. Além da Caixa Econômica Federal e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que sempre colaboram, Governo do Estado do Paraná, Fecomércio, Sesc, Fiep, Sebrae e Iphan vão ajudar na realização do Festival.

Alguns colaboradores da instituição e da região, como Ademadan; Clube Náutico de Antonina, Prefeitura Municipal de Antonina; APUFPR; Sinditest-PR; e Rádio UNIFM também participam de várias maneiras na organização. O 29º Festival de Inverno da UFPR acontece entre os dias 18 a 21 de julho.

Cursos e Profissões

Outro evento que marca o calendário da universidade é a UFPR: Cursos e Profissões. Em sua 17ª edição, a feira abre suas portas para receber a comunidade e apresentar cursos de graduação e atividades relacionadas ao ensino para alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares. Após passar por alguns ajustes, em 2019 o orçamento foi reduzido pela metade. Com isso, a área de estandes diminuiu 30%. Houve ainda corte expressivo no material de divulgação, como camisetas e folders (que serão totalmente substituídos por material digital).

Mesmo assim, este ano trará uma novidade: além da edição em Curitiba (nos dias 22 a 25), a feira contará com uma edição no campus da UFPR em Jandaia do Sul (nos dias 8 e 9). Apesar de a universidade ter mantido o plano de levar a feira para os campi avançados de forma cíclica, abrangendo as escolas do interior do Paraná, essa iniciativa também precisou ser reformulada. Um exemplo disso: os cursos de graduação de Curitiba serão representados por seus setores, não individualmente.

Festival UFPR

Para otimizar os gastos, uma iniciativa adotada foi condensar eventos que ocorreriam separadamente em um só acontecimento: o 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação. A ideia é potencializar essas atividades, mostrar as ações da universidade para a comunidade e, ao mesmo tempo, economizar. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe) será um dos compromissos absorvidos pelo Festival, assim como a 38ª Semana Literária Sesc e XVII Feira do Livro Editora UFPR.

Dentre as novidades, uma feira étnica cultural e gastronômica no pátio da Reitoria contemplará barracas com alimentos produzidos pelos estudantes e vendidos a preço reduzido, além de apresentações culturais. As ações serão mais concentradas nos campi da região central de Curitiba: Complexo da Reitoria, Prédio Histórico e Rebouças, com algumas atividades de encerramento previstas para o Centro Politécnico.

O evento também abrangerá ações junto à comunidade oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR. As medidas garantem que os compromissos obrigatórios pelo calendário acadêmico, ao se integrarem a outras ações, serão mantidos e realizados com baixo custo. O 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação está previsto para ocorrer entre os dias 23 a 29 de setembro.

Semana do Servidor

A 24º Semana do Servidor também vai passar por adaptações. As visitas técnicas, palestras e homenagens serão realizadas em três dias, período reduzido, na provável data de 28 a 30 de outubro. Nesse caso, atividades nos campi avançados e oficinas foram prejudicadas pela falta de orçamento.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba