Colégio Eleitoral da UFPR decide abrir inscrições para novas chapas e completar lista tríplice

- Atualizado às 19:58
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Frankln de Freitas)

O Colégio Eleitoral formado para compor a lista tríplice com indicações de candidatos a reitor ou reitora e vice-reitor ou vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  decidiu abrir inscrições para novas chapas concorrerem, de modo a ter nomes suficientes para formar a lista, seguindo parecer do Ministério da Educação (MEC). As chapas que participaram da consulta à comunidade acadêmica, dos candidatos a reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, e dos candidatos a reitor, Horácio Tertuliano Filho, e a vice-reitora, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, já estão homologadas para a participação neste processo.

O colégio se reúne novamente no dia 30 de setembro para, em votação uninominal e secreta, escolher qual das chapas vai compor a lista tríplice que é encaminhada ao MEC para a escolha do novo reitor da UFPR, que assume em dezembro de 2020. As possíveis novas candidaturas concorrem em regime de igualdade com as que estão já colocadas.

Os novos candidatos terão até o dia 28 de setembro às 12h para apresentar as candidaturas, no mesmo dia, até às 14h, serão homologadas as chapas, observando os critérios para poder participar da eleição. Os novos candidatos devem utilizar o SEI, sistema interno da UFPR, para se inscrever, encaminhando o processo para o setor DAP da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) que estará em plantão para dar seguimento ao processo. O edital com as chapas homologadas será publicado às 14h30, quando começa um prazo de 24 horas para possíveis recursos.

Parecer

Quanto à consulta se era possível compor a lista com apenas dois nomes, o parecer da consultoria jurídica do MEC indicou que é preciso diligenciar o máximo possível para completar a lista tríplice, não tendo candidatos suficientes, deve-se abrir prazo para que novas chapas sejam escolhidas e caso houver mais de quatro candidatos, os nomes para compor a lista devem ser escolhidos por meio de votação secreta e uninominal no Colégio Eleitoral. Ainda falou na possibilidade de abrir para inscrição de chapas de outras instituições federais que cumpram os requisitos.

A procuradoria junto à UFPR foi consultada quanto a este parecer e sugeriu que é necessário abrir novo prazo para que novas chapas sejam incluídas, e posteriormente homologadas pelo Colégio Eleitoral.


Os editais serão publicados no site da Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) da UFPR.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba