Casarão histórico de Curitiba vira fazenda urbana, restaurante e espaço cultural. Saiba onde é

- Atualizado às 17:16
Por - Redação Barulho Curitiba

Proporcionar uma experiência gastronômica, musical, histórica, afetiva e sustentável é a proposta do Expresso Curitiba. No dia 15 de junho, a partir das 17h, o espaço cultural abre as portas em novo endereço: um casarão de 400m2 erguido em 1892, na Rua Alfredo Bufren, no coração de Curitiba - entre o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

O show de pré-inauguração é com o renomado saxofonista francês Baptiste Herbin e seu quinteto, formado pelo também francês Idriss Boudrioua e pelos curitibanos Mário Conde, Cris Julian e Fernando Rivabem. Antes, a banda Jazz Bop sobe ao palco. E depois, a discotecagem da dupla Casa de Suingue (Luana Angreves e Heitor Humberto) comanda os trabalhos. No dia 5 de julho, outra atração internacional: Donny Nichilo, ex-pianista do ícone do blues Buddy Guy. Na noite de abertura, uma degustação de cafés paranaenses está programada para antes das apresentações. E a cozinha, a cargo do chef Paulo Miyasaki, estará aberta. A decoração é 100% curitibana: fotos de Gustavo Jordaky e intervenções de Celestino Dimas e da artista e gravurista Carol Lemes (serviço completo abaixo).

Fazenda urbana & gastronomia paranaense
Além de espaço cultural e musical com foco em jazz, o Expresso Curitiba será pioneiro na cidade ao oferecer ingredientes frescos, colhidos diretamente de uma fazenda urbana instalada no próprio estabelecimento. Serão mais de 50 plantas à disposição, provenientes de produtores locais e de cooperativas familiares. Dessa forma, diminui-se impacto ambiental, já que a distância entre o produtor e o consumidor é reduzida. E com o método sustentável de plantação (micro-greens), a economia de água gira em torno de 90%. Os temperos, ervas e verduras, como beterraba, rúcula, rabanete, alface e manjericão (todos sem agrotóxico), poderão ser colhidos na hora e utilizados nos pratos; ou levados para casa, sempre frescos.

Outra proposta gastronômica e sustentável é a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia. Tilápias, servidas em pratos elaborados pelo chef, sairão diretamente do tanque. A produção será de 125kg ao mês. E um “feirão” de peixes frescos será realizado de tempos em tempos. Pratos típicos paranaenses como Pierogui Varenaki (Prudentópolis), Quirera Lapeana (Lapa), Barreado (Antonina/ Morretes), Carneiro no Buraco Quente (Campo Mourão) e Entrevero (Telêmaco Borba) estarão no cardápio do Expresso Curitiba, e serão servidos durante todo o dia.

Educação ambiental
Com a intenção de reproduzir hábitos sustentáveis e conscientizar seu público, o Expresso Curitiba irá receber alunos de escolas das redes públicas para visitas mediadas, a partir de agosto deste ano. Também em 2019, um hostel começa a funcionar no mesmo ambiente.

“Queremos que seja um espaço de troca, e que represente Curitiba na cultura, na gastronomia e na sustentabilidade. Uma Curitiba plural e não individualista, nossa, de todos”, diz Valdemor Krause, sócio-proprietário do Expresso Curitiba. “Será um lugar para quem gosta de cuidar, tocar e se sentir em casa”, diz Andréia Volpini, também sócia, se referindo à fazenda urbana e a proposta essencial do Expresso Curitiba: servir e acolher.

Baptiste Herbin
Baptiste Herbin nasceu em Chartres, França, em 1985. Foi vencedor do prêmio “Jazz” em 2013 com seu primeiro álbum, “Brother Stoon”. Estudou no Conservatório Superior de Paris na classe de Jazz Riccardo Del Fra. Seu segundo disco, “Interférences” foi lançado em 2015. Já gravou e se apresentou com grandes músicos internacionais: Kenny Garrett, James Carter, Gary Smulyan, Jerry Bergonzi, Glenn Ferris, Archie Shepp, Jean-Michel Pilc, Enrico Rava, Baptiste Trotignon e Billy Hart.

Paulo Miyasaki
Nascido na região de Umuarama e apaixonado pelo Paraná, viveu no Japão por cinco anos absorvendo a culinária local. Há 15 anos veio para Curitiba, onde diversificou seu repertório em cozinhas renomadas como a dos restaurantes Lagundri, Terra Madre e Bistrô do Victor. Recentemente teve aulas com o Chef Kazuyuki Matsui, embaixador do lámen no mundo.

SERVIÇO
Pré-inauguração do Expresso Curitiba (Rua Alfredo Bufren, 323, Centro)
15 de junho (sábado)
Abertura da casa: 17h, com degustação de cafés do Moka Clube

Line-up:
19h: Jazz Bop
20h30: Baptiste Herbin & Idriss Boudrioua Quinteto
22h30: Casa de Suingue (Luana Angreves e Heitor Humberto)

Agenda:
21 de junho: Rosa Armorial (lançamento do disco “Fragmentos de Guerra”, em homenagem à Guerra Peixe)
28 de junho: Jazz Maia & Marília Giller
5 de julho: Donny Nichilo (Buddy Guy)

Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 10h à meia-noite

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba