'Breves palavras línguas e outras vozes', do grupo Obragem, encerra Mostra Move de Teatro

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (21), o Grupo Obragem de Teatro encerra a programação da III Mostra MOVE de teatro com a peça "Breves palavras línguas e outras vozes". O trabalho, que apresenta uma emocionante reflexão sobre o valor da vida, é resultado da parceria entre Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, que há mais de 18 anos investigam temáticas relacionadas à afetividade humana, à presença do ator em cena e ao movimento dos estados corpóreos.

Em cena, “Infelicíssimo”, um homem na iminência da morte, marca um encontro com figuras que estiveram sempre ao seu lado, para uma despedida e um acerto de contas. Ao percorrer sua memória e entender sua trajetória, Infelicíssimo se dá conta de que sempre esteve sozinho e nunca foi amado. Então, incansavelmente, ele tenta encontrar explicações para fatos obscuros que determinaram seus momentos de vida e morte.

O monólogo se mostra como uma contundente metáfora sobre os sentimentos que os seres humanos, isolados em suas casas, atravessam em seus íntimos. Ao mesmo tempo em que são tomados de incertezas, também são soterrados com notícias de abusos aos direitos humanos e desrespeito à Natureza. Segundo os criadores Eduardo Giacomini e Olga Nenevê “a peça apresenta uma cena e um personagem que transcendem o realismo e essa qualidade desperta identificações impensáveis, com o conturbado período que vivemos”.

O Grupo Obragem, com atividade contínua desde a sua criação em 2002, é caracterizado por seu perfil investigativo e pela construção de uma linguagem particular de expressão artística. Trabalha em ações integradas de criação, intercâmbios artísticos e formação de plateia, sempre acreditando na arte como meio de transformação dos modos de agir, pensar e participar da sociedade.

BREVES PALAVRAS LÍNGUAS E OUTRAS VOZES encerra a III MOSTRA MOVE – grupos de teatro realizada pelo Grupo Obragem de Teatro, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do EBANX, que apresentou 08 grupos de teatro de Curitiba e trabalhos inéditos criados especialmente para a transmissão online.

Serviço:
Peça: Breves palavras línguas e outras vozes
Data: 21/11/2020
Horário: 20h
Ingressos: Gratuito
Local: Link do canal https://www.youtube.com/user/Eduolga

Ficha técnica
Texto e direção: Olga Nenevê
Interpretação, figurino e cenário: Eduardo Giacomini
Iluminação: Lucas Amado
Design gráfico: Alessandra Nenevê
Fotos: Elenize Dezgeniski
Registro em vídeo: Lídia Ueta
Realização: Grupo Obragem de Teatro

Ficha técnica III Mostra Move – grupos de teatro
Coordenação e produção executiva: Eduardo Giacomini
Entrevistas: Olga Nenevê
Edição das entrevistas: Elenize Dezgeniski e Lídia Ueta
Responsável técnico de luz: Lucas Amado
Técnico de som: Chico Santarosa
Transmissão ao vivo: Alan Raffo e Lídia Ueta
Designer gráfico: Alessandra Nenevê
Teaser e fotos de registro: Elenize Dezgeniski
Assessora de imprensa: Ana Reimann
Grupos convidados: Teatro Secalhar; Trupe Periferia; Ave Lola; Grupo P.U.T.O.; Antropofocus; Minha Nossa Cia. De Teatro; CiaSenhas e Grupo Obragem de Teatro.
Captação de recursos: Meire Abbe
Incentivo: EBANX
Realização: EGM Produções Artísticas e Grupo Obragem de Teatro

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba