Biografia do trio curitibano Os Catalépticos será lançada no início de 2022

- Atualizado às 20:14
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Pri Oliveira)

Nos últimos 25 anos, o trio curitibano Os Catalépticos construiu um grande legado dentro do Psychobilly e isso fez com que o grupo se tornasse reconhecido e respeitado em todo o mundo.Agora, a banda vai ganhar uma biografia para retratar a história que Vlad Urban (guitarra e vocal), Gus Tomb (baixo) e Mutant Cox (bateria e vocal) protagonizaram nessas mais de duas décadas.


O livro se chama “Psychobilly is All Around – A História do trio curitibano Os Catalépticos” e está sendo escrito pelo jornalista Marcos Anubis, do site Cwb Live. Inicialmente, o lançamento deve acontecer no festival Psycho Carnival de 2022 (dependendo da situação da pandemia no Brasil).

Para contar a história do grupo, o autor está realizando entrevistas com músicos, produtores e fãs de todo o mundo que, de alguma maneira, fazem parte da trajetória da banda. “O livro vai abordar muitas histórias que o nosso público não conhece! Falaremos das aventuras e desventuras dessa trajetória, da nossa chegada e evolução dentro da cena e sobre a nossa volta aos palcos. Tudo isso será retratado por pessoas que estiveram com a gente e viram de perto tudo isso acontecer”, diz Vlad Urban.

A biografia também será ilustrada com um vasto material de arquivo, incluindo fotos, cartazes e flyers de apresentações que a banda realizou em vários países. “Essa é uma oportunidade sem igual para compartilhar informações muito interessantes sobre o backstage do underground do qual nós fazemos parte. Muita coisa estranha vai sair daí!”, diz Gus Tomb.

Um legado de quase três décadas

O trio Os Catalépticos foi formado em 1996, encerrou as atividades em 2006 e voltou aos palcos em 2017. Nesse período, além de participar de diversas coletâneas, o grupo lançou os álbuns “Little Bits of Insanity” (CD - 1998), “From Beyond the Grave” (EP - 1999), “Zombification” (CD - 2000), “Psychopath Fever” (EP - 2003), “One More Tattoo” (CD - 2005), “Morto Ao Vivo – Ao Vivo Na Garagem Que Grava” (CD - 2005), e “Hungry For Meat, Thirsty For Blood” (EP - 2019).

O grupo é conhecido por ter rompido o tradicionalismo do Psychobilly e incorporado elementos de estilos musicais mais pesados, entre eles, o Heavy Metal, o Hardcore e o Punk. Dessa maneira, o som do trio segue a linha do Power Psychobilly.

O reconhecimento da importância dos Catalépticos ficou evidente na volta da banda, em 2017, quando eles realizaram três shows no Estados Unidos e um no México, todos como headliners.

Já em 2019, o trio participou da "Pineda Psycho Carnival - Brazilian Psychobilly Night", no festival Psychobilly Meeting. O evento, que é o maior do estilo em todo o mundo, acontece na cidade de Pineda de Mar, na Espanha.

Sobre o autor

O jornalista Marcos Anubis é formado em jornalismo e tem pós-graduação em “Produção e Avaliação de Conteúdos Para Mídias Digitais”, concluídos na Universidade Positivo, em Curitiba. “Há muitos anos, o Anubis cobre a programação do Psycho Carnival e de outros eventos que nós organizamos. Além disso, ele faz parte da cena Heavy Metal e, justamente por isso, tem as ferramentas para retratar a nossa história. Afinal, nós tocamos Psychobilly, mas temos um som muito pesado, com influência de outros estilos”, diz Mutant Cox.

Anubis criou o Cwb Live em 2011 e, no site, aborda exclusivamente o mundo da música, com coberturas de shows e entrevistas exclusivas com artistas e bandas nacionais, internacionais e locais. "O Marcos Anubis é um dos jornalistas que mais acompanham a cena underground de Curitiba e do Brasil. Ele tem muito contato com o cenário psychobilly brasileiro e, por isso, entende bem as dificuldades e os desafios que os músicos enfrentam. Assim, o Anubis consegue ter um entendimento mais próximo da realidade para mostrar quem são Os Catalépticos e como a gente chegou até aqui, não só artisticamente, mas também como indivíduos", diz Vlad Urban.

Para o autor, essa é uma oportunidade sensacional para resgatar a história de um dos alicerces da música curitibana. “É uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade! Os Catalépticos são conhecidos e respeitados em todo o mundo. Ter a oportunidade de contar a história da banda, que envolve conexões com cenas de vários países, é um enorme e gratificante desafio”, diz o jornalista Marcos Anubis.

A banda e o jornalista estão disponíveis para entrevistas. Basta entrar em contato por meio do e-mail biografiaoscatalepticos@gmail.com.

Serviço

O que: Biografia “Psychobilly is All Around – A História do trio curitibano Os Catalépticos”.

Quando: O lançamento deve ocorrer no festival Psycho Carnival de 2022 (dependendo da situação da pandemia no Brasil).

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba