Biblioteca de Dança chega a Curitiba e transforma artistas da cidade em ‘livros dançantes’

Artistas ocupam bibliotecas e compartilham memórias de trabalhos de dança que marcaram suas trajetórias
Artistas ocupam bibliotecas e compartilham memórias de trabalhos de dança que marcaram suas trajetórias (Foto: Patrícia Almeida)

Em janeiro Curitiba ganha uma nova biblioteca: a de dança. A convite do programa de residências artísticas 20MINUTOS.MOV idealizado há mais de dez anos pelos artistas e produtores culturais Cândida Monte e Wellington Guitti, chega à capital paranaense o trabalho Biblioteca de Dança.

Trata-se de uma criação dos artistas Jorge Alencar e Neto Machado que transforma artistas em “livros dançantes” e ficará em cartaz de 17 a 29 de janeiro na Biblioteca Pública do Paraná e em algumas Casas da Leitura do município. A entrada é franca e o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social são obrigatórios. As sessões serão realizadas para um público reduzido e nos dias 21 e 22 contará com intérprete de Libras.

A Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual os artistas compartilham memórias de espetáculos de dança que marcaram suas trajetórias. Em Curitiba oito artistas, ou “volumes” como são chamados no trabalho, participam da temporada. Entre eles a própria Cândida, a dupla de criadores Jorge e Neto e ainda Gabriel Machado, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani.

Criação e produção

O trabalho criado em 2017 já tem 44 “volumes” catalogados ao longo de todas as edições. Cada artista participante fica disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, por quanto tempo deseje, de modo íntimo e relacional. “A Biblioteca de Dança projeta instantes que passaram, visto que são histórias àqueles que narram. E a dança recebe aqui um lugar de honra na memória. É um momento da arte brasileira” destaca Marcio Tito Pellegrini, da Revista Antropositivo.

Os criadores Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão) são uma dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça de dança) e “Astroneto – dança no espaço” (livro infantil).

A Biblioteca de Dança foi desenvolvida em três contextos internacionais de residências artísticas: Akademie Schloss Solitude, em Stuttgart na Alemanha; #StationONE – Service for Contemporary Dance, em Belgrado na Sérvia; e Graner – Centro de Creación del Cuerpo y el Movimiento em Barcelona na Espanha, com o apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes). Em Curitiba o trabalho é realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. E tem o apoio da Copel e da Aeroflex.

SERVIÇO

Biblioteca de Dança
Curitiba, Paraná
de 17 a 29 de janeiro de 2022
Entrada franca

Biblioteca Pública do Paraná
de 17 a 22 de janeiro (seg à sex das 16 às 19h | sáb das 10 às 13h)
(Sessões com intérprete de LIBRAS dias 21 e 22)

Casas da Leitura
de 26 a 29 de janeiro de 2022, das 15 às 17h
Dias:
26: Casa da Leitura Maria Nicolas (Santa Felicidade)
27: Casa da Leitura Nair de Macedo (Guabirotuba)
28: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Parque Barigui)
29: Casa da Leitura Wilson Bueno (Centro Cultural Portão)

Avisos
Entrada franca por ordem de chegada, sem agendamento prévio
Sessões para público reduzido
Público rotativo. Pode chegar ao longo do período da sessão diária
Obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social
Mais infos: instagram.com/20minutosmov

FICHA TÉCNICA
Direção: Jorge Alencar e Neto Machado
Assistência de direção: Cândida Monte
Criação e performance: Cândida Monte, Gabriel Machado, Jorge Alencar, Laremi Paixão, Neto Machado, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani
Direção de comunicação: Eduardo Simões
Projeto Gráfico: Bernardo Stumpf
Direção de produção: Wellington Guitti
Produção executiva: Renata Zunino

Apoio: Copel e Aeroflex
Realização: 20MINUTOS.MOV e Expressão Criação e Produção Cultural
Parceria: Biblioteca Pública do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba