Banda Square Grid, formada na pandemia, é a campeã do festival 'Batalha do Rock'

- Atualizado às 09:46
Por - Redação Bem Paraná com assessorias
Square Grid foi a vencedora do festival promovido pelo YouRock Bar
Square Grid foi a vencedora do festival promovido pelo YouRock Bar (Foto: Divulgação)

Sobressaído na década de 60 da mistura de gêneros, o rock, uma das mais importantes manifestações culturais que colaborou com a luta de Martin Luther King pela igualdade de negros e brancos, e de mulheres que venceram o preconceito do meio musical, está mais vivo do que nunca – e o melhor: se reinventando, como exige a pandemia, sem esquecer as raízes, é claro. Prova disso foi o festival “Batalha do Rock”, promovido pelo YouRock, em que 16 bandas de Curitiba e região se apresentaram tanto de forma presencial – respeitando todos os protocolos de distanciamento e o uso de máscaras – como virtual.

Square Grid foi a vencedora do festival promovido pelo YouRock Bar.

Durante quase dois meses, os fãs do rock’n’roll acompanharam as novidades e os principais clássicos tocados de forma inovadora e vibraram com a disputa, em forma de três fases eliminatórias, nas quais as bandas foram selecionadas a partir do número de comentários que receberam nos posts do YouRock Bar no Instagram. Na grande final, OverPunch versus Square Grid. Para decidir qual foi a melhor banda da cidade, além das referências do público e do voto ao vivo, também foi levado em consideração o posicionamento de um júri, formado pelo empresário Paulo Baron e Rodrigo Aguiar Madeira Campos, o Digão, vocalista e guitarrista do Raimundos.

Digão, da banda Raimundos, e o empresário Paulo Baron foram os jurados na final do festival “Batalha do Rock”

 

“Curitiba é uma cidade que tem qualidade em vários sentidos, e já ficou comprovado isso, por isso gravamos três DVDs aqui”, declarou Digão, que aproveitou a pandemia e o isolamento social para compor: “Estou com mais de 20 músicas prontas e, assim que os portões da alegria forem abertos, nós estaremos com um material bem bacana para ser lançado”, adianta.

Lançamentos e novos projetos também fazem parte da agenda de Baron, que está com uma série de TV para vir por aí. No seu parecer, a pandemia – em suas palavras, “oportunidade de reinvenção e capacidade de se adaptar aos mais variados contextos e situações” – “trouxe um espaço de inovação e o surgimento de novas ideias, nos ensinando a aprender a viver em um cenário diferente, complexo e por vezes incerto”.

E se montar uma banda não é uma tarefa das mais fáceis, imagina então tirar uma ideia do papel e se apresentar ao mercado nessa conjuntura descrita por Baron? Sim, é possível: essa é a história de Guilherme Mioto (vocalista); Bruno Gonçalves (guitarrista); Eric Bunese (guitarrista/tecladista); Lucas Volkmann (baixista); e Lucas Schalinski (baterista), da Square Grid, que, nem mal colocaram o pé na estrada, provaram por “a mais b” porque e para que vieram, angariando a medalha de ouro do “Batalha do Rock”. “Começamos a banda no ano passado, tudo de forma remota. Nosso primeiro ensaio foi em outubro e o lançamento oficial em abril, sendo que nossa primeira aparição foi aqui, no YouRock”.

Com duas composições próprias, a banda, que se destaca ainda por seus covers dos anos 80, no movimento pós-punk, como A-ha, Talking Heads, Billy Idol, entre outros, ganhou, na ocasião, a produção profissional de um clipe musical. “O nosso próximo passo é [nos concentrarmos em] outras duas músicas que estão em fase de produção e a busca pelos direitos autorais”, afirma Mioto.

Digão, do Raimundos, fechou a noite no YouRock Bar e afirmou de modo inédito em solo curitibano: “vem aí 20 músicas novas produzidas durante a pandemia”

Já a vice-campeã OverPunch é resultado da união de quatro amigos – Tiago Cardoso (baixista e segundo vocal); Ana Helena Rocha (vocalista); Tiago Borges (baterista) e Odilon “Dilo” Stephens (guitarrista) – que estão juntos desde 2016 tocando os principais clássicos do rock’n’roll, inclusive os das divas do rock, com dezenas de sucessos que marcaram gerações. “Nossa amizade já tem mais de 10 anos, de formações de outras bandas, inclusive, e participar de um concurso como esse – e ter a oportunidade de ficar com o segundo lugar – é uma imensa honra, ainda mais tendo o Digão e o Baron como jurados”, disse Ana Helena.

No YouRock, todos os protocolos de distanciamento social foram respeitados

 

“O evento ‘Batalha do Rock’ surgiu da intenção de valorizar o cenário artístico de Curitiba e região e trazer essa diversidade de bandas e músicos ao YouRock Bar. Foi um sucesso e já estamos pensando em promover mais eventos como esse, claro que com todos os cuidados necessários”, afirmou Ivan Cruzeiro, administrador do espaço. Com um ambiente aberto e arejado e, logo na entrada, uma pia em formato de barril para que os frequentadores possam higienizar as mãos, o bar oferece uma opção de lazer segura, com cardápios variados, inspirados na cultura norte-americana e mexicana, e regados com a apresentação ao vivo de bandas locais.

 

Digão, da banda Raimundos, Ivan Cruzeiro, administrador do YouRock Bar, e o empresário Paulo Baron.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba