Artista plástico André Mendes transforma embalagens em obra de arte em shopping de Curitiba

- Atualizado às 22:41
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Valtecir Santos)

O Boticário convidou o renomado artista plástico curitibano André Mendes para ajudar a provocar uma importante reflexão social: como cada um cuida do seu próprio lixo? A resposta veio em forma de arte e beleza, em uma releitura única e surpreendente da icônica ânfora da marca criada com embalagens de cosméticos vazias. Instalada no shopping Pátio Batel, ao lado do Boticário Lab, a instalação reforça a campanha de sustentabilidade do Boticário e convida os consumidores a participarem do Boti Recicla, maior programa de logística reversa do país.

“Mais do que uma forma sedutora para os olhos, essa escultura é minha contribuição para impulsionar projetos de logística reversa tão relevantes como esse. Sob o meu olhar de artista, quero mostrar que todos temos responsabilidade sobre o futuro do planeta e precisamos participar dessa onda de amor por ele”, diz o artista.

A intervenção, com cerca de 2 metros de altura, fica instalada ao lado da loja pelas próximas semanas como um convite para a reflexão e a participação do programa. Para incentivar as pessoas, quem levar uma embalagem vazia no Boticário Lab vai receber como brinde uma ecobag retornável*, apropriada para acumular os resíduos a medida em que forem usados – para depois serem destinadas para o programa.

Campanha

A ação em Curitiba faz parte de um grande movimento em prol da sustentabilidade, iniciado pelo Boticário em 22 de outubro. Lojas de três cidades: no Barra Shopping, no Rio, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e no Salvador Shopping, na capital baiana, tiveram suas fachadas totalmente reformuladas para chamar atenção para a causa. Nesses pontos de venda, as vitrines foram tomadas por frascos, potes e bisnagas vazias. “Temos muito ainda para avançar em termos de reciclagem. Sabemos da força da nossa marca, tão amada pelos brasileiros. Também é nosso papel mobilizar as pessoas para melhorar o mundo em que vivemos. Estimular que elas reflitam e, principalmente, tomem atitudes mais conscientes”, diz o, diretor de Comunicação do Boticário, Gustavo Fruges.

O programa de logística reversa da marca, criado em 2006, destina todo o volume de resíduos para 30 cooperativas de recicláveis em todo o país, contribuindo para a geração de renda de mais de mil famílias. Como forma de incentivar as pessoas a participarem, até 25 de dezembro, quem entrega embalagem vazia na loja, leva 5% de desconto na compra de um produto novo**.

Sobre o Boti Recicla

O Boti Recicla foi criado em 2006 e é hoje o maior programa de reciclagem de embalagens do país em pontos de coleta. Os coletores estão em todas as mais de 3.700 lojas do Boticário em todo país, onde os consumidores podem devolver suas embalagens de cosméticos vazias de qualquer marca. Elas são recolhidas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras, localizadas em vários estados.

Andre Mendes

Renomado artista plástico, André Mendes é curitibano e sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura e instalações. Seu olhar sensível e vanguardista transformou resíduos em uma releitura única e surpreendente da ânfora, ícone do Boticário. https://www.andremendes.work/andr

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba