Aplicativos ajudam indecisos a escolher filmes em serviços de streaming

Por - Josianne Ritz, Barulho Curitiba
Aplicativos fazem perfil do internauta, como ator e tema, e definem sugestões
Aplicativos fazem perfil do internauta, como ator e tema, e definem sugestões (Foto: Reprodução)

Estudo elaborado pela Conviva, uma plataforma de monitoramento de streaming, revela que esses serviços de audiovisual cresceram 20% desde o início da pandemia de coronavírus. Em outro estudo, pesquisadores concluíram que, em comparação ao primeiro trimestre de 2019, os três primeiros meses de 2020 apresentaram aumento de 79% em horas vistas de vídeos sob demanda (categoria na qual estão Netflix, Amazon Prime Video e outros). Somente a Netflix, hoje o maior player do mercado, registrou em abril um crescimento de 15,7 milhões de usuários globalmente. Mesmo com consumo maior, uma coisa não mudou entre os usuários: a indecisão na hora de escolher um filme diante de tantas opções. Foi pensando nisso que um grupo de amigos resolveu unir tecnologia com curadoria de entretenimento para criar o Chippu, um aplicativo que tem umalgoritmo especializado em dados do usuário para dar sugestões de filmes e séries. Também há outras opções de aplicativos no mercado.
Disponível para smartphones com sistema operacional iOS ou Android, o serviço do Chippu se apresenta de forma simples: dicas diárias e instantâneas são feitas por meio de sugestões baseadas em algumas informações básicas que o usuário fornece assim que é feito o download. Ao fazer a leitura desses dados, o app indicará um título e em qual plataforma ele está disponível. “A ideia aqui é unir as preferências do usuário com o que há de melhor nos streamings, sem que ele precise ficar horas procurando um filme. Em tempos de excesso de informações e conteúdo, acreditamos que a curadoria resolve problemas e economiza tempo das pessoas”, diz Romariz.”, diz Thiago Romariz, ex-Omelete e atual head de conteúdo & PR da fintech EBANX, um dos sócios da iniciativa.
O aplicativo conya com mais de 10 mil títulos no catálogo já em seu lançamento, o Chippu e o catálogo de sugestões deve aumentar semana a semana.

Veja outras opções
O FlixAble traz diversas informações dos filmes, como data de lançamento na Netflix, gênero, avaliação deles no popular Internet Movie Database (IMDb) e até mesmo quando ele sairá da plataforma. A criação ocorreu após uma série de reclamações no fórum Reddit sobre o algoritmo do Netflix. Baseado em informações como a avaliação de filmes e o que o usuário tem assistido nos últimos tempos, a plataforma de streaming elenca uma série de sugestões, o que dificulta o acesso ao acervo completo da Nerflix.
Outra opção é o Dinggo! com um conceito simples: é igual à abordagem do Tinder para achar o “par perfeito”. O sistema é bastante simples. O usuário começa indicando os serviços de streaming que assina (entre Netflix, Hulu e Amazon Prime Video) e os gêneros que mais curte. Depois, as coisas ficam mais interessantes. Em vez de apenas te fornecer uma lista interminável de títulos disponíveis, a interface do Dinggo! te mostra um filme por vez, em cartelas, exatamente como no Tinder. Se curtir o filme, pode arrastá-lo para a direita; caso contrário, arraste para a esquerda e o descarte. Então, após avaliar uma pilha de filmes e séries, você terá uma lista cheia de programas para começar a assistir.

Saiba mais
Como funciona?
O app Chippu rastreia o comportamento do usuário que, por exemplo, gosta de filmes de ação ou comédias românticas.
Ele também leva em conta o momento em que a pessoa busca pela sugestão, para entender quando e quantas vezes ela assiste a um filme por semana.
A intenção de utilizar o contato com pessoas ao invés de deixar que o algoritmo faça esse trabalho automaticamente serve para evitar que os usuários fiquem presos a uma bolha.
Por exemplo: se uma pessoa está assistindo a filmes de ação com Keanu Reeves, como a franquia ‘John Wick’, a equipe de curadoria poderá sugerir uma produção de comédia estrelada pelo ator. Depois, a dica pode vir a ser de outra comédia, com narrativa semelhante, mas sem a presença do astro no elenco.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba